As águas pluviais são aquelas originadas pelas chuvas. Fazer sua captação permite seu correto escoamento, evitando, desta forma, alguns problemas, como erosão do solo e alagamentos, entre outros.
A norma que orienta as instalações de águas pluviais é a NBR 10844/89 que devem atender às exigências mínimas:
- Recolher e conduzir as águas pluviais até os locais permitidos
pelos dispositivos legais. - Ter estanqueidade.
- Permitir a limpeza e a desobstrução no interior das instalações.
- Absorver os esforços provenientes de variações de temperatura.
- Apresentar resistência contra intempéries e choques mecânicos.
Águas da cobertura
Área do telhado que é composta por uma superfície plana e tem uma inclinação determinada, conduzindo as águas das chuvas para uma mesma direção.
Beiral
Denomina-se beiral o prolongamento da cobertura para além do limite das paredes externas
Calhas
A finalidade principal das calhas é de coletar a água da chuva que se precipita sobre a cobertura e levá-la até os condutores verticais. As calhas se apresentam com seções das mais variadas formas – retangular, semicircular, em U, em V, circular, etc. O material mais empregado em sua fabricação é o PVC rígido, com peças pré-fabricadas e prontas para instalação.
Posicionamento das calhas no telhado
Conforme a NBR 10844/89, as calhas deverão ser posicionadas, preferencialmente, na extremidade da cobertura ou o mais próximo possível dela. Devem ter uma inclinação uniforme de, no mínimo, 0,5%, no sentido dos condutores verticais, evitando assim o empoçamento da água.
Dimensionamento das calhas
Para realizar o dimensionamento das calhas, o primeiro passo é definir qual a intensidade pluviométrica da região. A partir daí, para encontrarmos a vazão que será coletada pelas calhas utilizaremos a formula abaixo:
Q I = * / A 60, onde:
- Q = vazão em litros/min
- I = intensidade pluviométrica, mm/h
- A = área de contribuição, em m²
Outro ponto que não pode ser esquecido é que as calhas deverão possuir declividades mínimas para permitir o correto escoamento da água, que irão variar entre 0,5%, 1% e 2%.