DicasSegurança

Como identificar e evitar cair em golpe na internet

Nenhum comentário

A presença da tecnologia nos dias atuais esta cada vez mais forte, motivado principalmente pela facilidade que a tecnologia oferece, a partir disso a busca por evolução é constante e incansável. A partir disso muitas pessoas não têm a ingressão correta neste meio, já que não há nenhum preparo adequado. Conheça agora os principais crimes virtuais, alem de como identificar e evitar cair em golpe na internet

Link premiado distribuído por redes sociais – modelo de golpe na internet

Atinge milhares de pessoas diariamente, o golpe consiste basicamente em um link com um texto chamativo que geralmente oferece algo que você acha “incrível”.

  • O site pode capturar seus dados, sem precisar ao menos preencher nada
  • O site pede que você preencha com seus dados pessoas, seja cartão de crédito, conta bancária, etc

Como se proteger ?

Existem duas formas de se evitar esse tipo de golpe, os links que são distribuídos, geralmente são apenas parecidos com os oficiais, basta se atentar a isso, por exemplo: se você recebe uma oferta das “lojas americanas”, basta ir no google e digitar “Lojas Americanas”, o primeiro link que aparecer é o oficial da loja, nesse caso: americanas.com.br, logo se o link que você recebeu pela sua rede social tiver promocaoamericanas.com.br, desconfie, e de preferência não clique!

Prêmio ou intimação da policia federal via email

É comum que as pessoas recebam um e-mail, geralmente relatando que ela tem um super desconto em tal loja, ou que ela foi a escolhida para ganhar determinado premiação. Por fim um que é bem comum e, ao mesmo tempo, ousado, o golpista envia um e-mail onde ele alega ser a polícia federal e que ela esta intimando determinada pessoa.

Como se proteger ?

Todas as formas citadas acima, tem a mesma ligação para efetuar o golpe, e-mail + link direcionando para o site, mesmo que as caixas de e-mail, tenham proteção contra “spam”, de vez em quando, ainda passa alguns e-mails maliciosos, uma forma de não cair neste crime é sempre verificar se o e-mail do remetente, se trata de um e-mail real, para fazer basta novamente digitar no Google, por exemplo: se o e-mail do falsificador for [email protected], você deve pesquisar este e-mail nas buscas do Google ou acessar o site oficial e testar sua autenticidade!

Phishing – sites falsos parecidos com os oficiais

Outra forma que não deixa de ser muito popular, tem como principal objetivo coletar informações bancárias e cartões de crédito, os criminosos criam um site identifico ao site oficial, geralmente sites de lojas, instituições financeiras, serviços de Streaming, etc, tais páginas são chamadas de páginas fakes, (páginas falsas).

Como se proteger ?

O método utilizado se chama Engenharia Social, e vai muito além disso, podendo ser explorado de outras formas que falaremos posteriormente. Para evitar e se proteger contra este golpe na internet, voltaremos a mesma lógica dos golpes anteriores, precisaremos verificar a autenticidade do link que foi enviado para você, para isso, digite o link no google ou procure o nome do site a qual se refere o link. Por exemplo: supondo que o link recebido é www.americanaas.com.br, perceba que apesar de ser parecer bastante com o link oficial da loja, este exemplo possui um “a” que não tem no link oficial (www.americanas.com.br), para verificar bastava digitar no google por “Americanas”, o primeiro site que aparecer, será o site oficial!

Conclusão sobre golpe na internet

Crimes digitais podem facilmente serem diminuídos, a partir do momento que todos ingressarem de forma correta no mundo digital, e se você já esta ingressado neste meio, basta se atentar as nossas recomendações que se resumem em: tenha atenção ao abrir links, emails, verifique a autenticidade dos mesmos!

Tags: Dicas, Segurança

Recomendado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Guia completo para identificar uma pirâmide financeira!
Menu