Dicas

Significado das Cores – O que cada cor transmite ?

Você ja parou para pensar que as cores transmitem emoções? nesse guia você vai aprender qual o real significado das cores e o que cada uma transmite. A forma com que você enxerga cada cor pode variar de acordo com sua cultura ou experiência, por exemplo: branco em muitos países é considera uma cor que transmite pureza e inocência, porém em alguns países ocidentais ela é vista como um símbolo de luto. Com isso não atrele esse guia, como algo totalmente concreto, sempre analise o contexto a qual a cor está inserida.

Introdução a psicologia das cores

As cores estão atreladas a tudo que fazemos no dia a dia, por isso a maior parte das profissões devem se atentar as cores que escolhem para seus negócios. Profissionais como Designer ou Arquiteto, não podem em hipótese alguma descartar o estudo das cores ao iniciar um projeto.

Note que empresas de fast food geralmente utilizam cores quentes, ja que desperta desejo (vontade de comer). É so observar marcas como Mcdonalds, Pizza Hut, Burger King, Subway, Bobs.

Marcas Cores Quentes

Qual emoção cada cor transmite ? – Significado das Cores

Agora sim, o guia completo das principais cores, lembrando compartilhe com seus amigos (manteremos esse guia sempre atualizado). Essa postagem foi baseada em diversos estudos, dentre eles do Simon McArdle, além do Viva de Cora.

Sensações acromáticas

As sensações visuais que têm apenas a dimensão da luminosidade são chamadas de acromáticas. Ou seja, as tonalidades entre o branco e o preto (o cinza claro, o cinza e o cinza-escuro).

Branco:

  • Associação material: neve, casamento, cisne, batismo, areia clara.
  • Associação afetiva: inocência, limpeza, paz, pureza, divindade, infância.

Cinza:

  • Associação material: pó, chuva, neblina, máquinas.
  • Associação afetiva: tédio, tristeza, seriedade, sabedoria.

Preto:

  • Associação material: noite, sombra, carvão, enterro, sujeira.
  • Associação afetiva: tristeza, mal, dor, temor, melancolia.

Sensações cromáticas

Já as sensações visuais compostas por todas as cores do espectro solar, são denominadas cromáticas. Podemos dizer que as cores quentes derivam do vermelho-alaranjado e as cores frias do azul-esverdeado.

Azul:

  • Associação material: céu, frio, gelo, águas tranquilas, montanhas longínquas.
  • Associação afetiva: confiança, verdade, serenidade, intelectualidade, espaço.

Verde:

  • Associação material: umidade, frescor, primavera, bosque, mar, natureza.
  • Associação afetiva: bem-estar, saúde, tranquilidade, segurança, equilíbrio, crença.

Amarelo:

  • Associação material: palha, luz, verão, Chinês.
  • Associação afetiva: conforto, iluminação, alerta, esperança, adolescência, euforia.

Qual a cor preferida entre homens e mulheres ?

Quando falamos de psicologia das cores e criamos o seguinte questionamento: “cor preferida entre homens e mulheres” o resultado é praticamente unanime, cor azul. Isso esta ligado principalmente a confiança, segurança, serenidade, superioridade, dentre outras emoções que o azul transmite.

Preferências por cores de acordo com a idade

Segundo Bamz (psicólogo) relata em seu livro “ARTE Y CIENCIA DEL COLOR”, existe uma preferência por determinadas cores conforme a sua idade vai avançando. Segundo seus estudos é possivel chegar a tabela abaixo:

Tabela de cores por idade

Significado das Cores na Arquitetura

Como ja relatamos acima, as cores impactam em praticamente todas as profissões na arquitetura não é diferente, pelo contrário é muito importante que o arquiteto entenda sobre a psicologia das cores afim de projetar o ambiente de acordo com a necessidade.

Amarelo

Uma das cores mais claras, a mesma é a mais próxima do branco. O Amarelo é considerado uma cor quente e possibilita uma sensação de calor, além de estimular, iluminar, além de estar associada ao poder e o otimismo. Essa cor geralmente estimula o apetite e as atividades intelectuais, por isso geralmente é utilizada em ambientes como: home office, e claro sempre tomar cuidado com o grau de luminosidade para não causar desconforto.

Laranja

Outra cor quente, possui as mesmas características porém em um grau maior. Alguns dos pontos positivos são: a representação de energia, calor, fogo, elevando o ânimo e ajudando a redução da depressão. Além de também ser um estimulante físico e mental, abrindo a mente para novas ideias, por isso ela pode ser empregada em locais de trabalho e estudo.

Vermelha

Outra cor quente, o vermelho é excitante, anima, traz confiança, força de vontade e agilidade para tomarmos iniciativas, mas tome cuidado com a saturação pois de acordo com ela as sensações provocadas são diferentes:

  • Vermelho escuro: causa impressão de seriedade, autoridade e respeito, e ainda de ostentação ao ambiente;
  • Vermelho forte / saturado: é provocante, mas também pode causar a impressão de afeto e estima.

Azul

Considerada uma cor fria, causa impressão de profundidade no ambiente. O azul é frio, e pode estimular serenidade, paz  e repouso, além de cor sedativa e curativa, por isso é indicada a sua utilização em ambientes de repouso, relaxamento e tranquilidade como no quarto.

Mas sempre se atente aos tons,  o azul em sua tonalidade mais clara, traz sensação mais alegre, já o tom mais escuro, representa profundidade de sentimento e amplitude ao ambiente.

Preta

Cor sofisticada, que possui como forte característica o poder de absorver quase todos os raios luminosos que incidem sobre ele, por isso pode literalmente esquentar o ambiente. Produz a sensação de seriedade e prudência, caso combinada com outras cores pode ainda trazer uma sensação alegre.

Cozinha Preta
Cozinha Preta
Quarto Azul
Quarto Azul
Sala Vermelha
Sala Vermelha
Sala de Estudo
Sala de Estudo
Home Office Amarelo
Home Office Amarelo

Conclusão

Você deve sempre se atentar a cor que vai utilizar no seu projeto, porque sem dúvidas essa é uma decisão muito importante além de fundamental, que impactam de forma direta a como o seu projeto é visto. Aqui vai uma outra recomendação, se quiser baixar o Corel Draw atualizado, basta clicar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu