DicasTutoriais

O que é o PIX ? Um meio de pagamentos instantâneos ?

Nenhum comentário

O Banco Central, anunciou dia 19 de fevereiro, o então denominado “Pix”, um meio de pagamentos instantâneos que permitirá a realização de transferências e pagamentos em até dez segundos. Mas afinal, o que é o PIX ? O Pix de maneira resumida e clara, é um novo meio de pagamento, rápido e sem taxas, que permite realizar transferências para outras contas sem pagar nada por isso (pessoas físicas), para instituições financeiras o preço é de R$ 0,01 a cada 10 transações. Apesar de já estar disponível para registro em alguns bancos, o PIX so estará disponível a partir de 16 de Novembro

Como funciona o Pix em detalhes ?

Além de você poder realizar transferências para outras pessoas, você pode realizar pagamentos a estabelecimentos, por exemplo, deixando claro, que as opções existentes não deixaram de existir! O principal diferencial do PIX é a falta de restrições (data e horário) e a diminuição de taxas, que em certos casos podem ser ate zero (pessoas físicas).

As transações, segundo o BC, poderão ser feitas:

  • Entre pessoas;
  • Entre pessoas e estabelecimentos comerciais;
  • Entre estabelecimentos;
  • Para entes governamentais, no caso de impostos e taxas.

Usando as chaves Pix

O Banco Central informou que as chaves PIX, são uma espécie de “apelido” que serve para identificar a sua conta, portanto você poderá definir tais chaves para receber transferência nessa conta! Para definir esse apelido você poderá utilizar o seu CPF ou CNPJ, seu e-mail, numero de telefone, ou uma chave aleatória. Em resumo, você agora precisará passar apenas uma de suas chaves PIX, para receber o pagamento ou transferência!

Como organizar melhor suas chaves PIX ?

Atualmente utilizo meus emails, como minha chave PIX, você também pode fazer o mesmo! Se você tiver um site ou serviço de email personalizado, é melhor ainda, porque você pode definir um email personalizado para cada banco! Por exemplo: para pagamento via Nubank, eu utilizo o email [email protected]!

Tags: Dicas, Tutoriais

Recomendado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Como identificar e evitar cair em golpe na internet
Menu